Jogo do Eixo
O Jogo do Eixo é uma atividade de grupo onde uma criança se posiciona na frente de uma linha marcada no chão, com as mãos apoiadas nos joelhos e o tronco inclinado para frente – esta é a “mula”. Os outros jogadores formam uma fila atrás, a aproximadamente dois metros de distância. Um a um, cada jogador corre em direção à “mula”, pula por cima dela com as pernas abertas, apoiando as mãos nas costas do colega. Depois de pular, cada um assume a mesma posição da primeira criança, mantendo uma distância de dois metros entre si. O jogo segue com o aumento do número de crianças na posição de “mula”, tornando a brincadeira cada vez mais desafiadora. No final, a primeira criança, que permaneceu junto à linha inicial, deve saltar por cima de todos os outros, e o ciclo recomeça.
Jogo Cabra-Cega
Neste jogo tradicional, um participante é escolhido para ser a “Cabra-Cega” e tem os olhos vendados. Os demais jogadores formam uma roda ao redor dele, de mãos dadas. A Cabra-Cega fica no centro da roda, agachada, e um diálogo tradicional é recitado:
- “Cabra-Cega, de onde vens?”
- “Venho da serra.”
- “O que trazes?”
- “Trago bolinhos de canela.”
- “Dá-me um!”
- “Não dou.”
Em seguida, todos dizem em coro: “Gulosa, gulosa, gulosa…” A Cabra-Cega, então, levanta-se e tenta pegar um dos outros jogadores, enquanto eles se movimentam ao seu redor, tocando-a levemente e dizendo “Cabra-Cega” para confundi-la. Quando a Cabra-Cega consegue capturar alguém, deve tentar identificar quem é através do tato. Caso acerte, a pessoa capturada passa a ser a nova Cabra-Cega. Se errar, o jogo continua até que a identificação seja feita corretamente.
Jogo do Mata
No Jogo do Mata, o objetivo é acertar um jogador da equipe adversária com uma bola, sempre abaixo do nível da cabeça, utilizando dois métodos: arremesso direto ou após um quique no chão. A equipe que acertar mais adversários dentro do tempo de jogo ganha a partida.
A dinâmica do jogo envolve passes e lançamentos entre o “piolho”, jogador que permanece em uma área específica do campo, e os “jogadores de campo” de sua equipe. Os jogadores da equipe com posse da bola devem criar oportunidades de passe para manter a jogada, utilizando fintas e remates para atingir os oponentes. Os jogadores da equipe adversária, sem a posse de bola, devem se movimentar para evitar serem “mortos” ao serem atingidos pela bola.
Regras do Jogo do Mata:
- Substituição do Piolho: Ao ser atingido pela primeira vez, o jogador “morto” se torna o novo piolho, trocando de posição com o piolho original, e segue até o final do jogo sem novas substituições.
- Ações Permitidas para o Piolho e Jogadores de Campo:
- Eles podem rematar ou tentar “matar” ao receber a bola e lançar diretamente ao adversário ou passá-la para outro companheiro, desde que a bola não toque o chão.
- Eles podem interceptar passes adversários sem deixar a bola cair e lançar a bola em direção ao oponente, desde que dentro das regras do jogo.
- Critérios para ser Considerado “Morto”:
- Ao ser atingido diretamente ou após um ressalto no solo, desde que o contato seja abaixo do nível da cabeça.
- Ao tentar interceptar a bola sem sucesso, deixando-a cair no chão.
- Ao demonstrar comportamento antidesportivo ou ao cruzar a área do adversário enquanto tenta evitar um remate.
- Ações Proibidas:
- Não é permitido driblar ou andar com a bola.
- O piolho ou jogador de campo que receber a bola e fizer uma jogada com a bola “viva” não pode dar um passe para outro jogador da mesma zona (piolho ou campo).
- Se algum jogador comete uma infração, o passe deve ser reiniciado sem vantagem para a equipe infratora.
Esses jogos tradicionais portugueses promovem habilidades de coordenação, atenção e agilidade, além de fortalecerem o espírito de equipe e a criatividade entre os participantes. Eles são divertidos e educativos, preservando tradições populares e ensinando valores importantes através do jogo